quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IDÓLATRA, IDOLATRIA

EU vejo pessoas que são idólatras porque não são esclarecidas e que se forem podem e há a possibilidade de deixar a idolatria e se converter ao Deus vivo, e vejo também pessoas que ignora os que prega contra ela e permanece cegamente nesse costume, e os que DEIXARAM e abandonaram porque hoje é cristã "evangélica"(Atos 17.34)

Idólatra é o adorador de ídolos, e idolatria é o culto que lhe é prestado

PRIMEIRO VEJAMOS o que é um ídolo. A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa "imagem". É, POIS, UMA representação da imagem da divindade, de que se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus, e recebendo a adoração ou o culto que só a ele é devido.
OS ÍDOLOS ERAM em alguns casos feitos inteiramente ou em parte, de prata ou de ouro (Êx 32.3,4; Is 2.20). Havia fabricantes regulares de ídolos (Hc 2.18). Os Ídolos eram postos no templos, e também em casas(Jz 17.5; 1 Sm 5.2). sacrifícios e presentes lhe eram oferecidos Oséias 2.8 NO N.T. sÃO os ídolos uma caracteristicas especial da vida religiosa do mundo gentílico. Os que se convertiam à fé cristã abandonavam-nos (1Tito 1.9); e tinham que tomar sertos cuidados para não se manchar com os costumes idólatras( Atos 15.29)

A idolatria  era e é costume dos pagãos ou seja os gentios, aqueles que não criam que Deus havia se revelado a Israel, permanecendo eles nos seus costumes idolatra.Veja o primeiro caso de idolatria se encontra em Gn 35.1-4). veja também(Atos 17.29,34),os que abandonaram está prática
Nas escrituras sagradas , a interessante narrativa da construção do bezerro de ouro em pleno deserto, quando o povo impaciente transforma os seus adereços em um "deus", que passa a ocupar o lugar do verdadeiro Deus( EX 32) é um exemplo concreto da crendice do povo, que assimilou a idolatria do Egito.
 Paulo disse que a idolatria é uma das obras da carne (Gálatas 5.20)
Na igreja católica o orador não ora a Deus pai por meio de seu filho, sim por meio de um santo patrono, que supõe interceder por ele por ele ante Deus, demasiado elevado para que o homem se chegasse a ele nesta vida(joão 14.6), mas só Jesus é o caminho.
NO CATOLICISMO
O segundo concílio de Nicéia em 787,  declarou a legitimidade do que é chamado pelos atuais protestantes de A VENERAÇÃO DAS IMAGENS

mONOTEÍSMO- CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE UM SÓ DEUS
O judaísmo foi a primeira religião monoteísta na bíblia(Deutoronômio 6.4) lógico que a descendencia justa de Adão foi monoteísta (Gn 4.26)

poleteísmo- crença na existência de vários deuses (Deutoronômio 7.4,5). OS heteus, os girgaseus, os amorreus,os cananeus, heveus, e os jebuseus serviam a outros deuses, essas foram as sete nações pagãs idolatras citadas no livro de Deutoronômio cp 7


Nenhum comentário: