segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Justificação

A justificação acha-se ligada à importantissíma questão de saber " como pode o homem ser justo para com Deus ? por três vezes se faz  tal pergunta no livro de jó (4.17;9.2; 24.4; cp  com 15.14
A justificação diz particularmente respeito à nossa verdadeira relação com Deus, não tendo em vista a condição espiritual, mas a situação judicial. está verdadeira comunhão com Deus  foi comprometida pelo pecado , de que resultaram a culpa, e a condenação e a separação.A justificação compreende o ressugirmento dessa comunhão, sendo removida a condenação pelo perdão, a culpa pela justiça, e a separação pela boa vontade .  A justificaçaõ significa realmente a reintegração do homem, na sua verdadeira relaçaõ com Deus. É, então, considerado como justo, aceito perante Deus como reto com respeito a lei divina , sendo portanto restaurada a sua primitiva posição.É desse modo a justificação é muito mais que o perdão, embora o perdão seja necessariamente , uma parte da justificaçaõ. As duas  idéias se acham distintas em atos 13.38,39 . O perdão é apenas negativo, sendo dado para ser removida a condenção, ao passo que a justificação  é também positiva trazendo a remoçaõ da culpa e a ascensão das boas relaçoes com Deus.O perdão é apenas um ato de misericórdia divina repetindo-se esse ato sucessivamente por toda a nossa vida cristã.
A justificaçao é completa  nunca repetida, e abrange o passado, presente e futuro de nossa vida.
'Quem já banhou(justificação), não necessita de lavar senão os pés(perdão)"(Jó 13.10
A base da nossa justificação é a obra redentora de nosso senhor Jesus Cristo." A quele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça Deus(2 cor 5.21)
 Por meio dele todo o que crê é justificado atos 13.39) .Por consequência, e pela obra de cristo, e não pelas nossas próprias obras ou méritos, que nós somos justificados. O homem tem sempre procurado estabelecer a sua própria justiça, mas o mau êxito tem sido o resultado, em todos os tempos pois é manifesta a sua incapacidade, tanto para apagar o passado, como para garantir o futuro.

Nenhum comentário: