quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quem é Deus

UMA coisa posso afirmar, não podemos conhece-lo inteiramente (romanos 11.33) mas todos podemos conhece-lo verdadeiramente( (Tiago 4.8).
OS nomes de Deus
A palavra portuguesa Deus, que tem a mesma forma na língua Latina, representa alguns nomes da bíblia , referentes ao criador.(a) O termo  de uso mais frequente é Elohim, que restritamente falando, é uma forma do plural, derivando -se, presumivelmente ,da palavra eloah .MAS, embora seja plural, é certo que, quando se refere ao único verdadeiro Deus, o verbo da oração, de que Elohim é o sujeito , e o nome predicativo vão quase que invariavelmente para o singular .AS principais exceçoes são guando a pessoa que fala ,ou aquela a quem se fala , é uma pagão (gn 20.13; 1sm 4.8 ).(b) EL, provavelmente- "O único que é forte", também ocorre freqüentemente .E encontra-se este nome com adições :EL Elyion ,"O DEUS ALTÍSSIMO" ( gn14.18) ;El-Shaddai ,"o Deus todo- poderoso" GN17.1);e entra na composição de muitos vocábulos hebraicos (por ex; Eliabe,micael (c)Adonai, Senhor ,ou superior.ESTA palavra e as duas precedentes eram empregadas quando se queria significar o Deus da humaninadade , sem especial referência ao povo de israel (d) todavia jeová , ou mais propriamente Javhveh, o senhor, o ser que por si mesmo existe, o ser absoluto, que é sempre a providência do seu povo, designa Aquele que num especial sentido fez o pacto com o povo de israel. (e) Outro nome, ou antes,título,"o santo de israel"(Is 30.11) merece ser aqui mencionado,porque ele nos manifesta o alto ensino moral dos profetas, fazendo ver os israelitas que o senhor, a quem eles adoravam estava muito afastado dos dos ordinários caminhos dos homem, e por tanto era necessário que o seu povo fosse como ele, odiando o pecado. É sobre este título que o senhor é reconhecido como uma pedra de toque não só na pureza cerimonial, mas também na pureza ética (f) PAI . nas primitivas religiões semíticas , este termo, enquanto aplicado aos deuses, tinham uma base natural, pois que os povos acreditavam que eram descendentes de seres divinos. TODAVIA, no .A.T é Deus considerado como o pai do povo israelita, porque ele, por atos de sua miserícordia , o constituiu em nação(Deut 32.6; oseias 11.1; ÊX 4.22) de um modo semelhante ele é chamado o pai da geração davídica de reis, porque ele a escolheu e a tornou suprema(2sm 7.14; Sl 2.7)
11.A doutrina de Deus . certas consideraçoes nos são logo sugeridas sobre este ponto.(a) EM nenhuma parte da bíblia se procura provar a existência de Deus . A crença no criador e doutrina admitida. nunca houve qualquer dúvida a respeito da existência de Deus, ou da raça humana em geral. Entre os argumentos que podemos lembrar para provar a existência do criador , devem ser notados: a relação entre causa e efeito, conduzindo-nos à grande causa primeira; a personalidade, e a mais alta forma de existência que se pode conceber, de sorte que uma causa primeira, que carece de personalidade, seria inferior a nós próprios ; a idéia de beleza de moralidade,de justiça; o desejo insaciável, inato em nós de plena existência que nunca poderia ser satisfeita, se não houvesse aquele supremo ser, luz ,vida e amor, para onde ir (b)DEUS É UM, e único(Deut 6.4), doutrina inteiramente aceita por Jesus cristo ,Mc 12.29 ).Porquanto se houvesse mais de uma divindade , haveria certo conflito entre esses seres supremos,um bom e outro mau todo- onipotentes. Por isso , contrariamente ao dualismo de Zoroastro, segundo o qual há dois seres supremos , um bom e outro mau, a bíblia ensina que Deus tem autoridade suprema mesmo sobre  o mal( Is. 45.6) (c)DEUS é o criador e conservador de tudo GN 1.1; atos 17.24; apoc 4.11) ;e semelhantemente jó 1.3; col 1.16)onde o imediato agente é a segunda pessoa da trindade ). TODOS  os dias estamos aprendendo, com clareza de percepção, que a matéria não é coisa morta e sem movimento, que as próprias pedras tremem pela sua energia, sustentando a sua coesão pelas formidáveis  e ativas forças que sem interrupção nelas operam. O nosso conhecimento,cada vez mais aperfeiçoado, sobre os métodos  de DEUS  na criação, leva-nos a um louvor cada vez mais elevado.Ele é transcedente, isto é, superior ao universo  e acima dele(IS 40.22; 1 tm 6.16 e igualmente importante notar que Deus é imanente, isto é está na matéria , ou com ela. Nesta consideração nós e todos os seres vivemos nele(atos 17.28) jó 1.3) e ele etá em nós pelo simples fato de que sendo espírito(joão 4.24)) é dotado de onipresença .YHWH está é a designação do nome que se dá as quatro letras que formam o infalível nome de DEUS yhweh, esse nome nunca foi e nunca é pronunciado pelos judeus, embora suas vogais tenham sido emprestadas dos nomes Adonai e Elohim. Os copistas, ao escreverem o nome, valiam se de caneta de ouro. O nome(ou TETRAGRAMATON) era escrito mas não era lido, devido á preocupação exacerbada em relação ao estabelecido em EX 20.7

Nenhum comentário: