quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTENDENDO O LIVRE ARBÍTRIO

Deus o ser supremo e todo poderoso criador dos céus e da terra, tem todo o direito sobre suas criaturas
A base para entender o livro arbítrio está aqui, se com humildade atentarmos para isso, não levando o  livre arbítrio pelo lado pessoal, mas pelo lado de submissão a Deus.
Na verdade o "livro arbítrio" que os que não querem servir a Deus quer é que tudo não seja reprovável essa natureza inata egoísta está em nós antes da conversão(Galatas 5.19), a pessoa irregenerada encontra dificuldade para submeter a Deus, isso se explica pelo lado dos que são sujeitos a DEUS é nasceram de novo(joão 3.3); sal 119.97.
AS leis ditas e impostas aqui na terra pelas autoridades quando desobedecidas tem punições porque ninguém questiona isso? Mas vejo pessoas dizendo se Deus me da o direito e depois me pune então não tenho livre arbítrio
É lamentável! a criatura  não querer ser submissa ao criador, viver uma vida de transgressão, e não querer que haja consequências ruins disso(GALATAS 6.7)  DEUTORONÔMIO 30.19)
Deus deixa o homem optar.   Isso define duas classes de pessoas os o amam e os que o desprezam

EU pergunto aos que querem valer do livre arbítrio para fazer o que quiser, você foi feito dotado de inteligência e na sua inteligência pode decidir pelo melhor, para que decidir pelo pior?
Deus criou o mundo com própositos e fins voltado a ele e para que havesse ordem moral nas suas criaturas  e isso segundo a sua palavra, e não desordem, e a criatura não tem direito de questionar isso.
O assunto é bem relevante pois ele se diversifica em idéias, entre os filósofos humanistas,no relativismo e nas religiões etc.
Deus, sendo onisciente, onipotente e onipresente já sabia das nossas escolhas, mesmo assim não deixou de nós mostrar o seu amor em Jesus Cristo (joão 3.16), e de querer salvar todos os homens (1 TM 2.4)
Eu particularmente posso lhes afirmar Deus respeitou minhas escolhas em determinado momento da minha vida eu as fiz, e as fiz a parte dele e elas me trouxeram consequências não boas, entendi que submeter amorosamente a Deus era e é o melhor a se fazer, tem gente que é assim o aprendizado vem pelas dificuldades, mas nem todos precisam passar por isso.(salmos 119.30 ),Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

A doutrina de Calvino diz que nada externamente pode forçar o homem a fazer escolhas, concordo! mas não será liberto se não ouvir a voz de Deus(joão 16.8)

Deus não forçou Adão a lhe servir, nem forçará a ninguém à servi-lo, pois Deus que ser amado voluntariamente( João 4.23) e que o homem lhe renda a honra e a glória que a ele é devida (sal 98.6)
O assunto é de discussão interminavel, mas para terminar quero dizer que Deus não deixou a si mesmo sem testemunho(sal 19.1, seja pela revelação das coisas criadas ou seja pela escrita( Rm 15.4.), é está interessado nos negócios humanos, e executará a sua obra sobre a terra(Romanos 9.28)

JESUS A ÚNICA SOLUÇÃO
Quando um pecador converte Deus o transfere para o estado da graça, ele o liberta da sua natural escravidão ao pecado,e, somente pela graça, o habilita querer e fazer com toda liberdade o que é espiritualmente bom(colossenses 1.13); Rm 8.1,2..)



Nenhum comentário: