quarta-feira, 10 de outubro de 2012

HERMENÊUTICA




A Igreja católica proibiu a leitura da bíblia aos leigos no concílio de Toulouse, França 1222. Isso facilitou ao clero romano a manipulação do rebanho durante séculos.

Este estudo tem como objetivo ajudar você leitor da palavra de Deus, afim de que não sejas enganado pelos mercadores da palavra de Deus, e os sectários

A palavra Hermenêutica significa"explicar" ou "interpretar"

E, correndo filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês

E ele disse: como poderei entender se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se
 assentasse.(Atos 8.30)

O termo "Hermenêutica" provém do verbo grego hemeneuein" e "significa" declarar',"
anunciar",interpletar'',esclarecer",e, por último "traduzir".Significa que alguma coisa é "tornada compreencível" ou "levada à compreensão"
A Hermenêutica bíblica tem métodos e técnicas usadas para interpretar a bíblia de maneira certa e aplicá-los .Seu objetivo é apresentar regras gerais e específicas de interpretação, que possíbilitem o verdadeiro sentido transmitido pelos seus autores.
 Mas é preciso entender que pode haver distorção dos significados.( 2 pedro 3.16). Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras escrituras, para sua própria perdição.

Por isso é necessário ser como os crentes de Beréia.(Atos 17.11)
Aqui temos uma avaliação da Hermenêutica, pelos crentes de Beréia.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra,examinando cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim.VEJA(1João 4.1)

E aqui temos um exemplo de Hermenêutica bíblica.
Atos17.2 )E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles e por três sábados disputou  com eles sobre as escrituras,Expondo e demostrando que convinha que cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos.

BÍBLIA APOLOGÉTICA
É necessário que o estudante das escrituras procure descobrir o significado do texto que está examinando, a fim de saber exatamente sua significação.para isso é necessário verificar os vários componentes envolvidos na Hermenêutica: autor,texto e leitor

DEFINIÇÃO DAS REGRAS
Uma utilização equivocada da ferramente da Hermenêutica resultará em confusão e desvio. Ou seja resultará em heresia.

O que está envolvido no processo de interpretação?

Que padrão terminológico o autor utilizou para dar significação ao texto?

Que implicações se enquadram legitimamente no padrão por ele pretendido?

Que significação atribui o leitor ao texto?

Qual é o assunto do texto?

Que compreensão e interpretação o leitor terá?

Se as normas de linguagem devem ser respeitas, que possibilidade de significados é permitida pelas palavras de um texto?

Foi reconhecido o gênero literário?

As respectivas regras que o governam estão sendo obedecidas?

O contexto prevê o significado dos objetos literários encontrados no texto?

AS PRINCIPAIS LEIS DA HERMENÊUTICA BÍBLICA
Lei do contexto é a parte que vem antes ou depois do texto.Diz-se que não se deve interpretar um texto sem auxílio do contexto, para não fazer um pretexto. Para entender a aplicação desta lei, recomendamos a leitura dos seguintes textos: lucas 19.28, Atos 8.30 e Isaías 53.7.

LEI DO TEXTO PARALELO
Um texto deve ser interpretado com o auxílio de outras partes das escrituras sagradas que discorrem sobre o mesmo assuntos. Para entender a aplicação desta lei, recomendamos a leitura dos seguintes textos: João 16.18, Marcos 15.27 ,mateus 27.38, Lucas 23.29-43.

LEI DA AUTORIA DO TEXTO
Os diferentes autores da bíblia viveram em tempos, culturas, situações e regiões diferentes, portanto, a forma de apresentação de determinado texto para um povo, que vivia em situações diferentes, deve ser comparado com outros textos que abrangem situações e tempos remotos. Para entender a aplicação desta lei, recomendamos a leitura dos seguintes textos: Éfesios 5.22-27, 1Pedro 2.5-10 e cantares 8.5-10.

LEI DA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
A interpretaçaõ do texto é quilo que a passagem que dizer no tempo, no espaço e nas circunstancias em que foi escrita. Literalismo busca o que o texto quer dizer(João 2.1 e o simbolismo, o que a figura está expressando(Ap 3.20)

LEI DA APLICAÇÃO DO TEXTO
Um mesmo texto pode ser aplicado a pessoas ou clâs vivendo em épocas ou situações geográficas diferentes(Mateus 13.24)-30).

LEI DA IMPLICAÇÃO DO TEXTO
Em um sentido filosófico, pode-se dizer que uma pessoa geme porque está doente. Nesta ilustração, encontramos a lei da implicação--a manifestação patente(explícita) do latente(implícito).



Nenhum comentário: